Tecnologias do Transporte Público

O transporte público se caracteriza como uma forma de deslocamento de pessoas em conjunto, a partir de rotas pré-estabelecidas e horários previamente definidos. Também chamado de transporte coletivo, essa modalidade está presente em grande parte das cidades brasileiras.

E em se tratando do transporte urbano, a tecnologia é uma aliada fundamental. Ela traz praticidade e segurança para os passageiros e possibilita uma gestão mais eficiente das frotas. Tudo isso com inovação, priorizando os cuidados com o meio ambiente e pensando sempre em como transformar o transporte público em uma modalidade cada vez melhor para o futuro.

Inovação e tecnologia no transporte público no Brasil

O transporte público no Brasil conta com diversas tecnologias que promovem uma mobilidade mais eficiente. Um exemplo é a telemetria, uma ferramenta que permite monitorar os ônibus em tempo real, controlando paradas, gerindo melhor o tempo de deslocamento e até mesmo identificando problemas na rota assim que eles ocorrem.

Com o uso de tecnologias como o Business Intelligence, é possível avaliar os dados de cada ônibus em suas rotas e, dessa forma, gerar insights que possibilitem a melhoria das linhas, como novos horários, novos itinerários e redução ou aumento da frota em cada local.

O contato com os motoristas durante os deslocamentos também tem sido aperfeiçoado por meio da tecnologia, assim como os sistemas de bilhetagem. Hoje, a bilhetagem eletrônica otimiza o tempo dos passageiros e dos motoristas e cobradores, identifica gratuidades de maneira prática e rápida, oferece mais segurança para todos — uma vez que o uso de dinheiro se torna menos comum nos veículos — , e ainda aperfeiçoa a gestão do transporte.

Também já existem aplicativos que indicam aos passageiros qual ônibus devem pegar para chegar ao seu destino, além de apontar onde e quando embarcar. Os apps ainda possibilitam informar a outros passageiros se o ônibus está lotado ou se há alguma ocorrência no veículo.

Essas e outras tecnologias trazem várias vantagens para o transporte coletivo. Elas promovem mais agilidade nos embarques e deslocamentos, contribuem para a redução de custos em longo prazo, são mais sustentáveis e geram menos riscos aos meio ambiente e, principalmente, fazem com que a gestão das frotas seja sempre aprimorada, trazendo mais benefícios para os passageiros.

“Tecnologia e modelos de gestão inovadores, paradoxalmente, colocam em evidência a dimensão humana no transporte público, as pessoas que ele conecta. O transporte público está se redefinindo a partir de uma cultura orientada para as pessoas, é lógico e imperativo para um serviço que conecta pessoas em um mundo onde as pessoas estão cada vez mais conectadas”, diz o empresário dos transportes Jacob Barata Filho.

As novas tecnologias também ajudam a superar os desafios da mobilidade urbana no Brasil, uma vez que tornam o transporte coletivo mais atrativo para os cidadãos, fazendo com que cada vez mais pessoas optem por esses transportes.

O futuro do transporte público

O projeto Pioneiros do Transporte resgata a história do transporte urbano no Rio de Janeiro e mostra como a tecnologia está presente nessa questão. A importância das novas soluções tecnológica fica evidente quando pensamos em como era a gestão antigamente e como é hoje ou como eram os modelos de ônibus há décadas e como evoluíram para o que são atualmente

E a boa notícia é que essa evolução deve ser ainda maior no futuro do transporte público no Brasil. Um exemplo é o reconhecimento facial, que já vem sendo utilizado em algumas cidades brasileiras. Ele ajuda principalmente na identificação de gratuidades, comprovando que realmente é um idoso quem está usando um cartão de gratuidade oferecido a esse grupo, por exemplo.

Outra solução tecnológica eficiente para os modais de transporte no Brasil é a cobrança sem cartão ou dinheiro. Nesse caso, é possível comprar um tíquete móvel pelas app stores e apresentá-lo diretamente pelo smartphone. Além disso, também já existem cartões que, além de débito e crédito, vêm com a opção bilhete para transporte, oferecendo mais praticidade aos passageiros.

Tecnologias que permitem o aviso ao passageiro em seu local de desembarque e a programação do trajeto e de meios de transporte por aplicativos também devem ganhar espaço em pouco tempo. E por falar nisso, a integração entre diversos meios de transporte deve ser cada vez maior no Brasil, trazendo mais eficiência para a mobilidade urbana, assim como já ocorre em outros países.

Na China, por exemplo, a 4ª edição do Relatório sobre o Tráfego Urbano das Principais Cidades Chinesas mostra que houve redução de congestionamento em 80 das 100 cidades analisadas e muito disso se deve ao aumento do uso das bicicletas e da integração desse modal com os demais, como os metrôs e ônibus.

“O transporte público de alta capacidade permanece, e permanecerá, como espinha dorsal da mobilidade urbana sustentável, mas a multiplicidade de soluções complementares que se integram à malha urbana complexifica o mercado”, afirma Jacob Barata Filho.

Isto é, para o futuro, podemos esperar cada vez mais soluções tecnológicas que promovam melhorias na mobilidade urbana, priorizando principalmente o transporte público e a integração entre modais.

Artigos relacionados

A Necessidade de Conformidade: O Risco de Soluções Não Oficiais do WhatsApp em Licitações de Órgãos Públicos

Com a digitalização acelerada dos serviços no Brasil, o uso de ferramentas digitais tem se mostrado fundamental, especialmente para a comunicação com os cidadãos....

10 Ideias de Marketing para Salões de Beleza

A elaboração de estratégias inovadoras de marketing está sempre em constante evolução. Esse mercado exige atenção aos detalhes e, principalmente, atenção no que o...

Aulas de Ciência no TikTok: Professora Anne ultrapassa fronteiras digitais

A paixão pelo ensino e a dedicação à educação têm sido marcas registradas da carreira da Professora Anne ao longo de mais de 20...

Entrar em contato

22,036FansCurti
2,489SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas Notícias

A Necessidade de Conformidade: O Risco de Soluções Não Oficiais do WhatsApp em Licitações de Órgãos Públicos

Com a digitalização acelerada dos serviços no Brasil, o uso de ferramentas digitais tem se mostrado fundamental, especialmente para a comunicação com os cidadãos....

10 Ideias de Marketing para Salões de Beleza

A elaboração de estratégias inovadoras de marketing está sempre em constante evolução. Esse mercado exige atenção aos detalhes e, principalmente, atenção no que o...

Aulas de Ciência no TikTok: Professora Anne ultrapassa fronteiras digitais

A paixão pelo ensino e a dedicação à educação têm sido marcas registradas da carreira da Professora Anne ao longo de mais de 20...

Tendências atuais no comércio e marketing: como se adaptar ao novo cenário

O cenário do comércio e marketing está em constante evolução, impulsionado pelo avanço da tecnologia e mudanças nos comportamentos do consumidor. Para acompanhar as...

Colheita de algodão: crescimento e benefícios da safra no agronegócio nacional

A produção da pluma de algodão na safra 2021/2022 apresentou um crescimento de quase 11% no Brasil, conforme relatório divulgado pela Associação Brasileira dos...