ELON MUSK: UM OLHAR PANORÂMICO PELA HISTÓRIA DO CEO PÓS-MODERNO

ELON MUSK: UM OLHAR PANORÂMICO PELA HISTÓRIA DO CEO PÓS-MODERNO

Elon Musk é um nome conhecido no mundo todo e transcende ao mundo empresarial, tanto pelo seu sucesso quanto pela visão peculiar que ele esboça do mundo atual. É um visionário por excelência, em 2016 ele fez uma declaração sobre renda básica universal, um assunto que em princípio era absurdo, hoje está na pauta do mundo pós covid-19.

Tesla Motors e SpaceX são as marcas que tornaram-se mundialmente conhecidas sob a gestão do CEO, essas empresas são referências, não somente em seus ramos, mas também são modelos para o marketing em qualquer nicho. Executivo de sucesso e pessoa controversa, cercada de polêmicas alimentadas em suas redes sociais. 

Personalidade ou Estratégia?

“Fracasso é uma possibilidade. Se as coisas não estão fracassando, você não está inovando o suficiente.” E. M.

 

Origem

 

Elon Musk nasceu na África do Sul e viveu sua infância na cidade de Pretória, seu pai, Errol, um engenheiro sul-africano e sua mãe Maye era modelo, nascida no Canadá. Aos 10 anos seus pais se separaram e ele optou por morar com o pai até os 17 anos quando se mudou para o Canadá. 

 

Primeiro negócio

 

Em 1995, ainda estudante, fundou, junto com o irmão e mais um sócio a Global Link Information Network, marca que ajudava outras empresas a criarem seus sites, mas que depois se especializou em criação de  guias online de cidades para informativos locais. 

 

Em 1999 ganhou 22 milhões de dólares, vendendo a empresa, então com o nome de Zip2 para a Compaq, que tinha como intuito melhorar a ferramenta de busca Altavista (atualmente Yahoo Search)

 

“As pessoas trabalham melhor quando sabem qual é o objetivo e o porquê. É importante que as pessoas estejam ansiosas para vir trabalhar de manhã e gostem de trabalhar.” E. M.

 

SpaceX: O Céu além do Limite

 

Elon Musk fundou a Space Exploration Technologies Corp. em 2002, com o objetivo principal de establecer uma humanidade espacial sob a marca SpaceX

 

2018 foi o ano do grande marco da empresa que lançou o Falcon Heavy, pois a SpaceX foi a primeira empresa que colocou um objeto na órbita do Sol, o Tesla Roadster. E em 2020, no ápice da pandemia na Europa,  dia 20 de maio, a marca levou astronautas para a ISS com a Crew Dragon, na missão batizada como Demo-2.

 

Foguete, Astronauta, O Cosmonauta, Viagem Espacial

“Quando algo é importante o suficiente, você realiza, mesmo que as chances não estejam a seu favor.” E. M.

 

Elon Musk recepcionou os astronautas na volta para a Terra. Essa é uma marca do executivo, que o faz uma referência no marketing, o fato de saber usar da própria imagem para divulgar suas empresas.  A missão Demo-2 é um projeto piloto que pretende organizar voos turísticos da SpaceX a partir deste ano.

 

Tesla: Pioneira Em Produção E Marketing

 

A Tesla, nome em homenagem ao físico Nikola Tesla, recebeu Elon Musk como sócio em 2004. Em 2008 a marca, em parceria com a Lotus lançou o primeiro veículo, o Tesla Roadster, com o charme de ser um carro exclusivo e caro. 

 

Com a receita obtida no primeiro lançamento, a marca financiou projetos mais acessíveis, dominando o mercado em todas as faixas econômicas. Atualmente a empresa trabalha em um aplicativo de caronas. Inicialmente com motoristas, mas o objetivo é que, no futuro, os carros sejam controlados por inteligência artificial produzida pelo sistema de piloto automático da Tesla. 

 Tesla, 3D, Modelo, Modelo 3D, Carro, Pick Up

 

“A persistência é muito importante. Você não deve desistir, a menos que seja forçado a desistir.” E. M.

 

Elon Musk se destaca por declarações incisivas que geram muita polêmica, ao mesmo tempo em que se envolve em causas e projetos pioneiros. O fato é que o CEO é uma pessoa que já deixou sua marca como um dos mais relevantes do século XXI, E não pretende parar por aí,  sua inquietação visionária não permite zona de conforto. 

Artigos relacionados

A Necessidade de Conformidade: O Risco de Soluções Não Oficiais do WhatsApp em Licitações de Órgãos Públicos

Com a digitalização acelerada dos serviços no Brasil, o uso de ferramentas digitais tem se mostrado fundamental, especialmente para a comunicação com os cidadãos....

10 Ideias de Marketing para Salões de Beleza

A elaboração de estratégias inovadoras de marketing está sempre em constante evolução. Esse mercado exige atenção aos detalhes e, principalmente, atenção no que o...

Aulas de Ciência no TikTok: Professora Anne ultrapassa fronteiras digitais

A paixão pelo ensino e a dedicação à educação têm sido marcas registradas da carreira da Professora Anne ao longo de mais de 20...

Entrar em contato

22,036FansCurti
2,489SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas Notícias

A Necessidade de Conformidade: O Risco de Soluções Não Oficiais do WhatsApp em Licitações de Órgãos Públicos

Com a digitalização acelerada dos serviços no Brasil, o uso de ferramentas digitais tem se mostrado fundamental, especialmente para a comunicação com os cidadãos....

10 Ideias de Marketing para Salões de Beleza

A elaboração de estratégias inovadoras de marketing está sempre em constante evolução. Esse mercado exige atenção aos detalhes e, principalmente, atenção no que o...

Aulas de Ciência no TikTok: Professora Anne ultrapassa fronteiras digitais

A paixão pelo ensino e a dedicação à educação têm sido marcas registradas da carreira da Professora Anne ao longo de mais de 20...

Tendências atuais no comércio e marketing: como se adaptar ao novo cenário

O cenário do comércio e marketing está em constante evolução, impulsionado pelo avanço da tecnologia e mudanças nos comportamentos do consumidor. Para acompanhar as...

Colheita de algodão: crescimento e benefícios da safra no agronegócio nacional

A produção da pluma de algodão na safra 2021/2022 apresentou um crescimento de quase 11% no Brasil, conforme relatório divulgado pela Associação Brasileira dos...